Este texto foi escolhido para nos dar subsídios para a construção deste plano de aula que inclui a criação de HQs
Origem das HQs
No Brasil,a primeira revista a publicar histórias em quadrinhos foi o Tico-Tico lançada em 1905.Porém ,quem fez muito sucesso foi a revista Gibi,publicada em 1938.Seu sucesso foi tão grande que a palavra ''gibi'' acabou virando sinônimo de revistas de histórias em quadrinhos.
Em outros países,usam-se outros nomes para denominar as HQs,como,por exemplo mangás no Japão, e ''histórias aos quadrinhos'' em Portugal.São narrativas visuais que,muitas vezes,combinam texto e imagens também chamados de quadrinhos, a sequência desses quadros compõem a ação da história.
Conhecendo um pouco +
Personagens: O protagonista pode ser a personagem principal em apenas uma história ou frequentemente,suas características são constantes e bem marcadas,tornando fácil reconhece-los,sem conhece-las,muitas vezes não é possível entender completamente o humor da história.As demais outras que desempenham um papel auxiliar ou secundário,são chamadas de personagens secundárias.Quando algumas das personagens não são humanos,revelam um comportamento humanos nas atitudes,na personalidade ou no aspecto intelectual.Em geral,são construídas a partir de alguns tipos como : o guloso,o galante,o espertalhão,o medroso,o tímido,entre outros.
Expressões faciais e corporais: são importantes para descobrir pensamentos,emoções,intenções e características dos personagens que não estão explícitas no texto.
Elemento surpresa: é muito frequente nos quadrinhos, seja uma fala ,uma personagem ou algo novo no cenário que surpreenda o leitor.Em geral, o elemento surpresa aparece no último quadrinho da história.
Linguagem:geralmente é informal com frases certas,expressões populares e gírias
Pontuação: é importante para garantir a expressividade no texto.Por isso é frequentemente nas HQs o uso do ponto de exclamação,de interrogação e reticências
Onomatopéias:são usadas para representar sons ou ruídos.
Balão: é o meio mais frequente de apresentar a fala das personagens e seus pensamentos.Ele também não é apenas uma moldura para texto,o seu formato tem a função de esclarecer aspectos que não aprecem no texto ou reforçar o seu significado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário