Plano de Aula

Dados da Aula

Título: Construindo minha história em quadrinhos

Objetivos:
  • Incentivar o hábito da leitura
  •  Estimular a escrita e produção de textos
  •  Estimular a criatividade
  •  Estimular a oralidade
  • Possibilitar o contato dos alunos com esse gênero textual.
  •  Estudar os tipos de balões, sequência de diálogos, temática
  •  Onomatopeias 
Duração: 3 aulas de 50 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor:

  • Tipos de balões
  • Onomatopeias
  • leitura dos gibis
Estratégias e recursos:

Primeira aula: Aula de 50 min

 Passo 1: Expor um vídeo no Data Show para que os alunos  conheçam a origem das histórias em quadrinhos, a seguir  promover uma roda de conversa para identificar qual o conhecimentos que eles já tem sobre as HQs. Como por exemplo a estrutura de um Gibi, exploração da capa, autor, as figuras e balões. 

Sugestões: 
O que são Quadrinhos?
link:  https://www.youtube.com/watch?v=kPBLNUS6w8U
-GIBI E A SUA ORIGEM
link https://www.youtube.com/watch?v=exnsdSnWqlk
-Amizade~História em quadrinhos de Maurício de Souza
link https://www.youtube.com/watch?v=lD4mWbd9E4A
-Turma da Mônica - (quadrinhos) O Cebolinha é um Boneco
linkhttps://www.youtube.com/watch?v=yVTr-My1Muc

Passo 2: Proporcionar o manuseio e leitura de diversos Gibis.

Passo 3: Conversar sobre a preferência de leitura, e possibilidades de se construir o próprio Gibi, mostrando a eles que é possível a construção de sua própria história em quadrinhos. Apresentando aos alunos  histórias em quadrinhos criadas por outros alunos.

Passo 4: Utilizar recortes de quadrinhos que serão colados em cartolina contendo apenas figuras e balões para a criação coletiva de uma breve história  com os alunos, o tema será sugerido pelo professor.

Segunda aula: 2 aulas de 50 min

Passo 1: Levar os alunos para a sala de informática,  formando duplas para dar início as explicações sobre a construção de uma HQ, usando ferramentas digitais. O software escolhido pode ser baixado no site da NIED,  link http://www.nied.unicamp.br/?q=content/hag%C3%A1qu%C3%AA.

Passo 2: Mostrar e explicar aos alunos cada ícone do software Haquê assim como  sua utilização.

Passo 3: Deixar que os alunos se familiarizem com o programa explorando suas ferramentas.

Passo 4: Propor que cada dupla defina o seu tema, o professor poderá dar sugestões.

Passo 5: Deixar que os alunos produzam suas HQs,  em caso de dúvidas o professor poderá mediar quanto ao uso das ferramentas. 

Passo 6: Finalizar a atividade promovendo uma discussão sobre o tema, impressões pessoais dos alunos sobre a produção de sua história em Quadrinhos.

Passo 7: Promover leitura para a correção de possíveis erros de ortográficos, imprimir os trabalhos dos alunos e expor no corredor da escola para que possam ser visualizados pelos demais.

 Recursos Complementares:


Estes foram os recurso didáticos utilizados para a construção deste plano de aula.
Imagens do Google:





















Imagem 2




Texto :Histórias em Quadrinhos e Tirinhas


Links de vídeos



Avaliação:
Os alunos serão avaliados desde a introdução até a completa produção da atividade. Avaliar os alunos pela participação, contribuição e interesse pelo trabalho realizado. Os avanços na leitura e escrita.


Autores: Rafaela Lima
                Jânia Ferrarini

Nenhum comentário:

Postar um comentário