Dados da Aula
Título: Construindo minha história em quadrinhos
Objetivos:
Objetivos:
- Incentivar o hábito da
leitura
- Estimular a escrita e
produção de textos
- Estimular a
criatividade
- Estimular a oralidade
- Possibilitar o contato dos
alunos com esse gênero textual.
- Estudar os tipos de balões, sequência de diálogos, temática
- Onomatopeias
Duração: 3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor:
- Tipos de balões
- Onomatopeias
- leitura dos gibis
Estratégias e recursos:
Primeira aula: Aula de 50 min
Passo 1: Expor
um vídeo no Data Show para que os alunos conheçam a origem das histórias em quadrinhos, a seguir promover uma roda de conversa para identificar qual o conhecimentos que eles já tem sobre as HQs. Como por exemplo a estrutura de um Gibi, exploração da capa, autor, as figuras e balões.
Sugestões:
O que são Quadrinhos?
link: https://www.youtube.com/watch?v=kPBLNUS6w8U
-GIBI E A SUA ORIGEM
Sugestões:
O que são Quadrinhos?
link: https://www.youtube.com/watch?v=kPBLNUS6w8U
-GIBI E A SUA ORIGEM
link https://www.youtube.com/watch?v=exnsdSnWqlk
-Amizade~História em quadrinhos de Maurício de Souza
link https://www.youtube.com/watch?v=lD4mWbd9E4A
-Turma da Mônica - (quadrinhos) O Cebolinha é um Boneco
linkhttps://www.youtube.com/watch?v=yVTr-My1Muc
-Amizade~História em quadrinhos de Maurício de Souza
link https://www.youtube.com/watch?v=lD4mWbd9E4A
-Turma da Mônica - (quadrinhos) O Cebolinha é um Boneco
linkhttps://www.youtube.com/watch?v=yVTr-My1Muc
Passo 2: Proporcionar
o manuseio e leitura de diversos Gibis.
Passo 3: Conversar
sobre a preferência de leitura, e possibilidades de se construir o próprio Gibi,
mostrando a eles que é possível a construção de sua própria história em quadrinhos. Apresentando aos alunos histórias em quadrinhos criadas por outros alunos.
Passo 4: Utilizar recortes de quadrinhos que serão colados em cartolina contendo apenas figuras e balões para a criação
coletiva de uma breve história com os alunos, o tema será sugerido pelo professor.
Segunda aula: 2 aulas de 50 min
Passo 1: Levar os alunos para a sala de informática, formando duplas para dar início as
explicações sobre a construção de uma HQ, usando ferramentas digitais. O software escolhido pode
ser baixado no site da NIED, link http://www.nied.unicamp.br/?q=content/hag%C3%A1qu%C3%AA.
Passo 2: Mostrar e explicar aos alunos cada ícone do software Haquê assim como sua utilização.
Passo 3: Deixar que os alunos se familiarizem com o programa explorando suas ferramentas.
Passo 4: Propor que cada dupla defina o seu tema, o professor poderá dar sugestões.
Passo 5: Deixar que os alunos produzam suas HQs, em caso de dúvidas o professor poderá mediar quanto ao uso das ferramentas.
Passo 6: Finalizar a atividade promovendo uma discussão sobre o tema, impressões
pessoais dos alunos sobre a produção de sua história em Quadrinhos.
Passo 7: Promover leitura para a correção de possíveis erros de ortográficos, imprimir os trabalhos dos alunos e
expor no corredor da escola para que possam ser visualizados pelos demais.
Recursos Complementares:
Avaliação:
Os alunos serão avaliados desde a introdução até a completa produção da atividade. Avaliar os alunos pela participação, contribuição e interesse pelo trabalho realizado. Os avanços na leitura e escrita.
Recursos Complementares:
Estes foram os recurso didáticos utilizados para a construção deste
plano de aula.
Imagens do Google:
Imagem 2
Texto :Histórias
em Quadrinhos e Tirinhas
Links de vídeos
Avaliação:
Os alunos serão avaliados desde a introdução até a completa produção da atividade. Avaliar os alunos pela participação, contribuição e interesse pelo trabalho realizado. Os avanços na leitura e escrita.
Autores: Rafaela Lima
Jânia Ferrarini
Jânia Ferrarini
Nenhum comentário:
Postar um comentário