Dados da Aula
Título: Construindo minha história em quadrinhos
Objetivos:
- Incentivar o hábito da leitura
- Estimular a escrita e produção de textos
- Estimular a criatividade
- Estimular a oralidade
- Possibilitar o contato dos alunos com esse
gênero textual.
- Estudar os tipos de balões, sequência de
diálogos, temática
- Onomatopeias
Duração: 3 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor:
- Tipos
de balões
- Onomatopeias
- leitura
dos gibis
Estratégias e recursos:
Primeira aula: Aula de 50 min
Passo 1: Expor um vídeo no Data Show para que os alunos
conheçam a origem das histórias em quadrinhos, a seguir promover
uma roda de conversa para identificar qual o conhecimentos que eles já tem
sobre as HQs. Como por exemplo a estrutura de um Gibi, exploração da capa,
autor, as figuras e balões.
Sugestões:
O que são Quadrinhos?
-GIBI E A SUA ORIGEM
-Amizade~História em quadrinhos de Maurício de
Souza
-Turma da Mônica - (quadrinhos) O Cebolinha é um
Boneco
Passo 2: Proporcionar o manuseio e leitura de diversos Gibis.
Passo 3: Conversar sobre a preferência de leitura, e possibilidades de
se construir o próprio Gibi, mostrando a eles que é possível a construção de
sua própria história em quadrinhos. Apresentando aos alunos histórias em
quadrinhos criadas por outros alunos.
Passo 4: Utilizar recortes de quadrinhos que serão colados em cartolina
contendo apenas figuras e balões para a criação coletiva de uma breve história
com os alunos, o tema será sugerido pelo professor.
Segunda aula: 2 aulas de 50 min
Passo 1: Levar os alunos para a sala de informática, formando
duplas para dar início as explicações sobre a construção de uma HQ, usando
ferramentas digitais. O software escolhido pode ser baixado no site da NIED,
link http://www.nied.unicamp.br/?q=content/hag%C3%A1qu%C3%AA.
Passo 2: Mostrar e explicar aos alunos cada ícone do software Haquê
assim como sua utilização.
Passo 3: Deixar que os alunos se familiarizem com o programa explorando
suas ferramentas.
Passo 4: Propor que cada dupla defina o seu tema, o professor poderá dar
sugestões.
Passo 5: Deixar que os alunos produzam suas HQs, em caso de
dúvidas o professor poderá mediar quanto ao uso das ferramentas.
Passo 6: Finalizar a atividade promovendo uma discussão sobre o tema,
impressões pessoais dos alunos sobre a produção de sua história em Quadrinhos.
Passo 7: Promover leitura para a correção de possíveis erros de
ortográficos, imprimir os trabalhos dos alunos e expor no corredor da escola
para que possam ser visualizados pelos demais.
Recursos Complementares:
Estes foram os recurso didáticos utilizados para a construção deste
plano de aula.
Imagem 2
Texto :Histórias em Quadrinhos e Tirinhas
Links de vídeos
Avaliação:
Os alunos serão avaliados desde a introdução até a completa produção da
atividade. Avaliar os alunos pela participação, contribuição e interesse pelo
trabalho realizado. Os avanços na leitura e escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário